Visitantes

Para acessar o blog principal, copiar e colar http://www.kosmologblog.blogspot.com/

18/04/2008

Árvore com 9500 anos de existência

O Correio Braziliense (18 de abril de 2008, p. 22 do primeiro caderno) publicou a seguinte matéria:

Suécia:
Árvore de 9,5 mil anos

Pesquisadores da Universidade de Umea, na Suécia, descobriram uma árvore viva com 9,5 mil anos — a mais antiga já identificada no planeta. Trata-se de um pinheiro de 4,5m de altura da espécie Picea abis, muito usada como árvore de Natal nos países europeus. A explicação para a longevidade do pinheiro é sua capacidade de “autoclonagem”: quando os ramos morrem, novos talos e troncos nascem da raiz. A adaptação ao clima também é um fator, segundo os cientistas. A idade da planta foi determinada em um laboratório de Miami, nos Estados Unidos, pelo método do carbono-14.
(http://www2.correioweb.com.br/cbonline/mundo/pri_mun_147.htm)

Comentário de A ciência no quotidiano/Cosmologia: ciência e arte

Há 9500 anos (7500 a. C.), a humanidade encontrava-se na pré-história, pois a escrita só surgiria cerca de 6000 anos mais tarde. A construção das pirâmides só começaria quase 7000 anos depois do nascimento da longeva árvore em território hoje sueco. Essa maravilha da natureza sobreviverá à atual agressão ao meio ambiente que estamos patrocinando?

Se não havia escrita na época quais os registros que foram considerados para a avaliação da idade da árvore? A escrita que não havia era a nossa, pois a natureza já providenciara um método de registro muito preciso, desde a primeira explosão das primeiras estrelas do Universo, quando o carbono fundido em suas entranhas era espalhado pelas redondezas. Isso, há muitos bilhões de anos.

No caso de nossa personagem de 9500 anos, o carbono-14 a que a notícia se refere é oriundo da supernova de cujos restos formou-se o Sistema Solar.

O blog sugere a leitura das seguintes matérias, com outros detalhes e escritas com mais competência e autoridade:

Linha de tempo citada:
http://www1.uol.com.br/bibliot/linhadotempo/

Supernova:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Supernova

Carbono 14 e método de datação:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbono_14

A instabilidade do carbono-14 é causada pela interação nuclear fraca, companheira da gravidade entre as interações básicas da natureza. Para ler mais sobre esse assunto, ir para a página principal do blog, Cosmologia: ciência e arte.

Nenhum comentário: