Visitantes

Para acessar o blog principal, copiar e colar http://www.kosmologblog.blogspot.com/

23/04/2008

Tremor de terra no Brasil

A maioria dos jornais brasileiros de hoje estampa na primeira página notícias sobre o tremor de terra ocorrido ontem à noite, mais sentido em algumas cidades do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, neste principalmente. O mesmo assunto está e estará na televisão, pelo menos até domingo.

Este comentário não é sobre o fenômeno em si, bastante discutido na mídia, mas sobre a medição de sua intensidade: 5,2 graus na escala Richter. Faz parte do dia-a-dia a referência a escalas aritmética (ou linear) e geométrica, esta última quando algo varia muito rapidamente. É o caso da escala Richter, que é geométrica (exponencial ou logarítmica).

Assim, medições com valores 5 e 10 graus na escala Richter não querem dizer que o tremor mais forte tenha o dobro do poder destrutivo do mais fraco. Na realidade, o grau 6 já é 10 vezes maior do que o grau 5. O nível 10 seria, simplesmente, devastador. Para um aprofundamento no estudo da escala Richter, um bom começo é dar uma olhada em http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_Richter.

Nenhum comentário: