Página de abertura do blog: http://kosmologblog.blogspot.com/
A Lei 5.700, de 1º de setembro de 1972 dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, e dá outras providências (texto na íntegra em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5700.htm).
O texto do Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889, citado na Lei, foi assinado pelo Marechal Manoel Deodoro da Fonseca, Chefe do Governo Provisório e referendado por: Q. Bocayuva, Aristides da Silveira Lobo, Ruy Barbosa, M. Ferraz de Campos Salles, Benjamim Constant Botelho de Magalhães e Eduardo Wandenkolk; seu texto pode ser encontrado em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1851-1899/D0004.htm
Consta do parágrafo único do artigo 3º da Lei: “Na Bandeira Nacional está representado, em lavor artístico, um aspecto do céu do Rio de Janeiro, com a constelação "Cruzeiro do Sul" no meridiano, idealizado como visto por um observador situado na vertical que contém o zênite daquela cidade, numa esfera exterior à que se vê na Bandeira.”
- A Bandeira:

- O céu do Rio de Janeiro em 19 de novembro de 1889, às 14 horas.

O Cruzeiro do Sul se encontra no cruzamento da linha definida pela seta vermelha e o meridiano da esfera celeste.
Para se visualizar o céu de qualquer cidade, em qualquer data, entrar no site
http://www.zenite.nu/ e acionar os “links”: “Meu Céu” e “Mapa do Céu” em Astronomia; para se ver as silhuetas das constelações e seus nomes, marcar respectivamente “Lines” e “Names”.
.
Deixo a critério de Santa, madrinha deste blog e especialista em arte, cultura e política, comparar o primeiro ministério da República com o atual.
2 comentários:
GG
Quero, especialmente, agradecer as palavras generosas, a solidariedade e a força dada ao Blog da Santa, o que me ajudou a continuar… Agora, em novo endereço… Bjs
http://blogdasanta.blogs.sapo.pt/
Prezada madrinha,
Comentário encantador, o seu. Repito o primeiro comentário recebido por este blog, justamente vindo de você:
Santa disse...
"Parabéns. Vida longa ao Blog!"
Vida longa, também, para seu novo blog, vencedor no Novo e, agora, no Velho Mundo.
Abraços, G
Postar um comentário