Visitantes

Para acessar o blog principal, copiar e colar http://www.kosmologblog.blogspot.com/

25/05/2008

Acelerador de partículas pode produzir buracos negros

O tema do título está preocupando muitos leitores de blogs dedicados a assuntos de física, como se pode ver no News Errado, em sua página
http://newserrado.com/2008/02/27/acelerador-de-particulas-pode-produzir-buracos-negros/

Particularidade importante desse blog é a intensidade dos debates entre os leitores e o seu organizador. Tive a oportunidade de fazer uma pequena observação sobre a relação entre o artigo de fundo deste blog e os objetivos do acelerador LHC que está em vias de entrar em operação. Meu comentário foi prontamente respondido; fiz um segundo comentário que reproduzo a seguir.

Prezado Alexandre Salau,

1 – Inicialmente, parabéns pela preocupação em responder cada manifestação de seus leitores, uma por uma, com a atenção e competência com que você faz. Não conheço outro blogueiro que proceda desse modo; quase sempre é na base do vapt-vupt. Estou tentando fazer o mesmo que você, mas o volume no meu caso não permite uma comparação com o seu. Seria como comparar a possível massa de um neutrino com a massa de um átomo de urânio, numa configuração estável,...Grato pela mensagem de retorno. Já coloquei uma chamada no meu blog, recomendando o seu, na seção “Vale a pena visitar”.

2 – Uma frase do seu texto me motivou a enviar o comentário com a nota sobre a matéria divulgada em meu blog: “A principal busca é pelo Bóson de Higgs, uma partícula que pelo modelo padrão da física deve ser a responsável pela massa de toda a matéria que existe no universo (e por conseguinte a gravidade).”

Acontece que o Modelo Padrão da Física é considerado, por muitos cientistas, como não abrangendo a gravidade, por causa das incompatibilidades dessa interação com as demais. Uma delas é ser classificada como uma força e não ter sido, ainda, descoberta uma partícula portadora correspondente. Isso tem tudo a ver com a matéria de fundo de meu blog. O gráviton, como ainda não foi encontrado, pode não existir e, portanto, a gravidade poderia não ser uma força e, sim, “apenas” a manifestação da inércia em resposta à aceleração da expansão do Universo. Esse é o enfoque do artigo, o qual não chega a considerar a origem da massa e aí entraria o principal objetivo do LHC: a pesquisa sobre o Bóson de Higgs.

3 – Sobre a preocupação com a possibilidade de a Terra ir para o beleléu, ela já está indo por culpa da humanidade em geral, desde há muito tempo, com um certo recrudescimento nos nossos dias. Sobre essa questão, há uma conjetura sobre a potencialidade da extinção da vida inteligente por nossa própria culpa. Um de seus estudiosos é o físico de renome, Michio Kaku; o resumo de uma de suas idéias pode ser encontrada em http://www.jornalinfinito.com.br/series.asp?cod=102

4 – Quanto ao perigo iminente – e eminente – das atividades de pesquisa no LHC, algo parecido ocorreu há 63 anos. Refiro-me ao primeiro teste nuclear, em 1945, nos Estados Unidos, o qual resultou na construção das bombas atômicas jogadas sobre o Japão, no (e para o) final da Segunda Guerra Mundial. A Wikipedia registra, no título “Experiência Trinity” (item “Predições para os resultados do teste”), que se temia “...a ignição da atmosfera e incineração do planeta”.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Experiência_Trinity

Abraços, G. G. da Silva

Nenhum comentário: